ERP_Técnicas_Terapia Breve_Crianças
TCC - Terapia Cognitiva Comportamental Atividades lúdicas Questionários e escolas diversas para validar ou não as hipóteses diagnósticas das crianças
ACOLHIDA E ORIENTAÇÕES
Considerando que a criança que é encaminhada para terapia pode ser considerada "problemática" em algumas áreas da vida, apresentar déficit de aprendizagem ou comportamentos disfuncionais(hiperatividade, falta de atenção). O objetivo inicial da terapia é fazer com que a criança se torne "normal", ou seja, que melhore seus comportamentos e a aprendizagem. Quando não ocorrer a melhora dos sintomas, passa a ser "problemático" e só após avaliações detalhadas será considerado as hipóteses diagnósticas de transtornos como TDAH, TOD, TEA, entre outros.
Nestes casos o diagnóstico será finalizado por especialista como neuropediatra, neurologista e psiquiatra. Podendo ser indicado uso de medicações.
SEGUE ALGUMAS TÉCNICAS UTILIZADAS EM NOSSOS ATENDIEMENTOS
- Treino de Habilidades Sociais;
- Treino Relaxamento e Controle da Respiração – praticar paciente e seus familiares;
- Reestruturação Cognitiva;
- Identificação e resolução de Problemas;
- Contrato - Mudança de Hábitos;
- Reforço positivo, reforço negativo, punições;
- Modelação, onde o paciente aprenderá imitando um modelo;
- Atividades lúdicas
Avaliação psicológica;
Encaminhamentos para outros especialistas;
Prevenção à recaída.
ATIVIDADES LÚDICAS
- Jogo Pedra no Sapato
- Autoconhecimento Papo cabeça
- Kids – Perrengue
- Baralho das emoções
- Desenhos - HTP
- Quebra-cabeça
- Bingo dos bichos
- Alfabeto de madeira
PSICÓLOGO COMPROMETIDO, PACIENTE COMPROMETIDO, UM BOM MÉTODO, EXELENTES RESULTADOS
ENIO ROQUE POTUSLKI - CRP 18/02867