Nutricionista & Psicólogo

Entre em contato - Wtaz 

ERP_T_8_Pensamentos automático & alimentação

Pensamentos automáticos que te empurra ou autorizam a comer além do necessário. Pensamentos automáticos que impedem o emagrecimento.

Fator Cognitivo 1 : 

Todo comportamento é motivado por um pensamento. Você só tem atitudes que sua cabeça o levou a ter. Mesmo que estes pensamentos não sejam conscientes, eles podem ser automáticos, ou seja você não se deu conta deles, mas eles existem. Por exemplo, porque você lava a maça toda vez que vai come-la? Porque passa pela sua mente um pensamento automático, baseado em um aprendizado anterior, que diz que toda fruta tem que ser lavada.
Mesmo que você não perceba que está pensando isso, essa ideia está na sua mente. Isso é pensamento automático. Pensamentos automáticos coordenam todas nossas ações, inclusive a alimentação. Portanto toda vez que você comeu algo, foi sua cabeça que te fez comer aquilo.Todo alimento que ingerimos além do necessário, ou seja aquele que vai ser armazenado em forma de gordura, foi ingerido porque autorizamos, ou seja passou coisas em nossa cabeça que te permitiram, ou até te impeliram a comer. O que fazer: Em primeiro lugar treinar-se para que os pensamentos saiam do automático e você passe a ter consciência do que te levam a comer. Para isso existe o formulário RPD, Registro de Pensamentos Disfuncionais. Nele vamos anotar tudo o que te passa na cabeça imediatamente antes de ingerir qualquer alimento, como por exemplo: “Já que emagreci um quilo posso comer um doce a mais hoje”, “Como caminhei ontem estou com crédito para comer um pouco mais hoje”, “Fulano me deixou nervoso, preciso de comer senão estouro”, etc
Num segundo momento vamos elaborar novas formas mais funcionais de pensar, para combater a comilança desnecessária.

 

Fator Cognitivo 2:


Pensamentos disfuncionais como: “Emagrecer me trará prejuízos pq vou ter que comprar outras roupas”, “Tenho roupas tão bonitas que dá dó não poder usa-las mais”, “Ir a um rodízio e comer pouco é desperdício”, “Pra que começar regime hoje, começo amanhã”, “Ontem eu achei que queria emagrecer, mas pensando bem não estou tão gordo assim”, “Pra que emagrecer se não vou a lugar nenhum?”, “Porções pequenas são coisas de gente pão dura”, “Quem me recebe com pouca comida é porque não gosta de mim”. Tudo isso são pensamentos que boicotam seu regime.Muitas vezes o hábito de comer demais vem da cultura familiar, como por exemplo, a crença de que gordura significa saúde, ou a crença de se não come é porque não está feliz, a crença de que gordo é bonito, gordura significa fartura, sucesso na vida, etc. Mudar estas crenças é algo que parece fácil num primeiro momento, mas tem que arrancar todas as raízes, senão nada muda.

 

O que fazer: RPD – Registro de pensamentos disfuncionais. Elaborar novas formas mais funcionais de pensar. Na psicoterapia o psicólogo faz isso junto com o paciente, conforme os pensamentos que passam na sua cabeça.

Enio Roque Potulski 

 Psicólogo 

CRP 18/02867