Nutricionista & Psicólogo

Entre em contato - Wtaz 

ERP_T_11_Janeiro Branco

Festas de final de ano, férias e descanso para muitos, já para outros trabalho e rotina praticamente normal. No entanto, para todos nós um novo ano se inicia, é o início de um novo ciclo que costuma levar-nos a reflexões sobre o que valeu a pena e o que precisa ser mudado. Rever valores, prioridades, estabelecer metas e renovar a esperança. Precisamos olhar para a nossa saúde física e mental, sendo que, a partir daí que podemos seguir nossa vida.

JANEIRO  BRANCO 

Felizmente, a saúde mental tem ganhado cada vez mais atenção. Não por acaso, janeiro foi escolhido oficialmente como o mês de conscientização sobre o tema.

O movimento Janeiro Branco nos remete àquela folha em branco em que listamos os objetivos e começamos a escrever uma nova história no ano que se inicia. 

Criada há 10 anos por psicólogos mineiros, a campanha já foi adotada por diversos países, como Angola, Colômbia, Japão, Estados Unidos, Portugal e Espanha. Vale ressaltar que, em 2023, foi sancionada a lei que oficializa essa campanha de conscientização de janeiro a janeiro. 

A saúde mental precisa estar nas rodas de conversa e, gradualmente, deixar de ser tabu. Essa mudança da relação que temos com o tema, com mais cuidados e menos preconceito, é urgente! 

“Na pandemia, a saúde mental entrou pela porta da frente. O aumento do número de casos de transtornos mentais e violência, principalmente entre os jovens, trouxe à tona uma crise global real. Sabemos que a saúde mental tem a ver com a nossa capacidade de existir, criar relações, produzir, pensar e ter bem-estar. O cuidado com ela faz toda a diferença na forma como experienciamos a vida.

Que tal trazer a questão da saúde mental para o centro de suas resoluções de ano novo? 

Fica a nossa primeira dica para  o ano de 2024

 Forte Abraço!

Enio Roque Potulski

     Psicólogo

CRP 18/02867