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ERP_S6_HD_TEA_Autismo

IMPORTANTE: Não se pode fazer o diagnóstico - TEA – Transtorno do Espectro Autista com base somente nesta avaliação, encaminhar para avaliação com um neurologista, psiquiatra e outros especialistas.

Responda “V” – Verdadeira ou “F” Falsa

Nome:Idade______________Data_____/______/________Celular:   

ANÁLISE DE COMPORTAMENTOS DISFUNCIONAIS  AUTISMO

V

F

01) Olhos inexpressivos. Parece não enxergar ou não conseguir fazer nenhum contato com o meio exterior por meio dos olhos;  

2) Comportamento agressivo quando contrariado;

3) Age como surdo, parece não ouvir nada e pode gritar inesperadamente;

4) Dificuldade para aprender a falar, chega aos cinco ou seis anos sem conseguir expressar-se verbalmente de forma adequada;

5) Age de forma alienada ou desatenta, parece não ver nem sentir nada e age sem demonstrar interesse pelo que acontece à sua volta, com ele mesmo ou com os outros;

6) Pode tornar-se agressivo, inclusive atacando ou ferindo a si mesmo ou as outras pessoas, sem nenhum motivo aparente;

7) Não responde a estímulos e é inacessível diante de tentativas de comunicação das outras pessoas, mesmo sendo seus pais ou parentes muito próximos;

8) Costuma passar longos períodos parado ou fixando o olhar em um determinado ponto ou, no máximo, fixando-se em poucos pontos e não como, normalmente, as crianças fazem, querendo tocar e conhecer tudo à sua volta;

9) Parece desenvolver alguns rituais que repete constantemente, principalmente o mais característico que é o gesto de balançar as mãos e os braços ou balançar-se;

10) Ao invés de reconhecer e brincar com seus brinquedos, geralmente os lambe, cheira, morde ou os atira longe sem sequer ver o que são;

11) Parece insensível à dor e pode até ferir-se de forma intencional e até constante;

12) Falha e dificuldade qualitativa da comunicação, pode-se dizer que é a dificuldade em utilizar, com sentido, todos os aspectos da comunicação verbal e não verbal (isto inclui gestos, expressões faciais, linguagem corporal, ritmo e modulação na linguagem verbal).

13) Falha e dificuldade qualitativa na sociabilização, pode-se estar sujeito a gerar falsas interpretações. A falha ou a dificuldade está na relação com outras pessoas, na incapacidade do autista de compartilhar sentimentos, emoções, gestos, gostos e em não conseguir diferenciar as pessoas uma das outras e, em alguns casos, pessoas de objetos.

14) Falhas e dificuldades qualitativas na imaginação, pode-se caracterizar por rigidez e inflexibilidade, estendendo-se às várias áreas do pensamento, da linguagem e do comportamento do autista, podendo apresentar comportamentos obsessivos e ritualísticos (brincar com o mesmo brinquedo), incompreensão ou pouca compreensão da linguagem, irritabilidade diante de mudanças desde as mais simples até as mais severas e falhas ou dificuldades em processos criativos.

Avalição final deve predominar a resposta “Falso” -  “Não”                 _______    _______

IMPORTANTE: Não se pode fazer o diagnóstico - TEA – Transtorno do Espectro Autista com base somente nesta avaliação, encaminhar para avaliação com um neurologista, psiquiatra e outros especialistas.

MAIS ALGUMAS PERGUNTAS

SEJA SINCERO(A) NAS RESPOSTAS - SIM OU NÃO                             

1.Seu filho gosta de se balançar, de pular no seu joelho, etc.? Sim
2. Seu filho tem interesse por outras crianças? Não
3. Seu filho gosta de subir em coisas, como escadas ou móveis? Sim 
4. Seu filho gosta de brincar de esconder e mostrar o rosto ou de esconde-esconde? Sim Não
5. Seu filho já brincou de faz-de-conta, como, por exemplo, fazer de conta que está falando no telefone ou que está cuidando da boneca, ou qualquer outra brincadeira de faz-de-conta? Não
6. Seu filho já usou o dedo indicador dele para apontar, para pedir alguma coisa? Não
7. Seu filho já usou o dedo indicador dele para apontar, para indicar interesse em algo? Sim 
8. Seu filho consegue brincar de forma correta com brinquedos pequenos (ex. carros ou blocos), sem apenas colocar na boca, remexer no brinquedo ou deixar o brinquedo cair? Não
9. O seu filho alguma vez trouxe objetos para você (pais) para lhe mostrar este objeto? Não
10. O seu filho olha para você no olho por mais de um segundo ou dois? Não
11. O seu filho já pareceu muito sensível ao barulho (ex. tapando os ouvidos)? Sim 
12. O seu filho sorri em resposta ao seu rosto ou ao seu sorriso? Não
13. O seu filho imita você? (ex. você faz expressões/caretas e seu filho imita?) Não
14. O seu filho responde quando você chama ele pelo nome? Não
15. Se você aponta um brinquedo do outro lado do cômodo, o seu filho olha para ele? Não
16. Seu filho já sabe andar? Sim/Não
17. O seu filho olha para coisas que você está olhando? Não
18. O seu filho faz movimentos estranhos com os dedos perto do rosto dele? Sim 
19. O seu filho tenta atrair a sua atenção para a atividade dele? Não
20. Você alguma vez já se perguntou se seu filho é surdo? Sim
21. O seu filho entende o que as pessoas dizem? Não
22. O seu filho às vezes fica aéreo, “olhando para o nada” ou caminhando sem direção definida? Sim 
23. O seu filho olha para o seu rosto para conferir a sua reação quando vê algo estranho. Não 

As afirmativas que estão ao final de cada pergunda fazem referencia a sintomas de TEA

IMPORTANTE: Não se pode fazer o diagnóstico - TEA – Transtorno do Espectro Autista com base somente nesta avaliação, encaminhar para avaliação com um neurologista, psiquiatra e outros especialistas.

                                                                                                           Enio Roque Potulski  - Psicólogo CRP 18/02867