Nutricionista & Psicólogo

Entre em contato - Wtaz 

ERP_S5_Hipotése diagnóstica

Após a realização das avaliações iniciais, com, base no relatório escolar ou diagnósticos já exististes. Neste momento estaremos explicando para os pais ou responsáveis legais os principais transtornos na atualidade.

Responda “V” – Verdadeira ou “F” Falsa

Nome______________________________________________________________________
Idade______________Data_____/______/________Celular______________________  

 CRIANÇAS/ADOLESCENTES

V

F

  1. Existem condições biológicas, psicológicas e comportamentais que podem ser a causa do(a) paciente estar com dificuldade na aprendizagem? Conflitos entre os pais com frequência ou complicações na gestação?

  1. Existem fatores que estejam interferindo na aprendizagem da criança:  Comportamentos homoafetivo, masturbação, falta de motivação para os estudos, distrações excessivas, falta de limites, ambientes conflituosos na escola, muito barulho, bairro violento, pais violentos, más companhias? Outros______________________________________________________

  1. A criança sofreu algum tipo de violência sexual em casa ou na rua? Foi vítima de Bullying na escola?

  1. As condições pedagógicas são favoráveis? A criança tem material escolar adequado? Os professores são receptivos e acolhedores?

  1. A criança já possui diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) reúne desordens do desenvolvimento neurológico presentes desde o nascimento ou começo da infância. São elas: Autismo Infantil Precoce, Autismo Infantil, Autismo de Kanner, Autismo de Alto Funcionamento, Autismo Atípico, Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra especificação, Transtorno Desintegrativo da Infância e a Síndrome de Asperger – Prejuizos nos relacionamnetos sociais.

  1. A criança já possui diagnóstico de TEA - Transtorno do Expectro Autistas - TOD - Transpotono Opositor Desafioador. TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade.  DDA – Desordem de Déficit de Atenção. TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo. ST - Síndrome de Tourette - Tiques Múltiplos (distúrbios do grupo de concentração e atenção).

  1. A criança apresenta dificuldades com a escrita, distinção de sons e estímulos visuais, troca de palavras e não identificação e compreensão das palavras?

  1. A criança já possui diagnóstico no grupo dos problemas receptivos e de processamento da informação: Dislexias que podem ser de Superfície; Fonológica; Profunda; Atencional e Negligência. A Disgrafia, que é uma desordem de integração visual-motora. A Disortografia dificuldade na linguagem escrita. A Dislalia refere-se a má pronúncia das palavras e a Hiperlexia distúrbio mais complexo e difícil de diagnosticar (possíveis diagnósticos equipe multiprofissional).

  1. A criança/adolescente já possui diagnóstico de discalcolia dificuldades na matemática. Pode ocorrer entre 03 a 06 anos, a criança parece não reconhecer números nem distingui-los. Confunde-se, achando que todos os números são iguais, não consegue dizer quantos anos tem, nem mesmo mostrando nos dedos, não consegue contra na sequencia correta, não consegue escrever os números, nem fazer cálculos de matemática, entre outras dificuldades.  

 

Avalição final deve predominar a resposta “Falso

                                                                                   Enio Roque Potulski  - Psicólogo CRP 18/02867