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ERP_S10_Escala_TEA_Autista

IMPORTANTE: Não se pode fazer o diagnóstico - TEA – Transtorno do Espectro Autista com base somente nesta avaliação, encaminhar para avaliação com neurologista, psiquiatra e outros especialistas.

Responda “V” – Verdadeira ou “F” Falsa

Nome:
Idade______________Data_____/______/________Celular: 

TEA – Transtorno do Espectro Autistista

Na maioria das vezes seu filho(a) é ?

Verdadeiro

Falso

1. Seu filho(a) NÃO gosta de se balançar, de pular no seu joelho, etc.?

 

 

2. Seu filho(a) NÃO tem interesse por outras crianças?

 

 

3. Seu filho gosta(a) de subir em coisas, como escadas ou móveis? Se colocando em risco.

 

 

4. Seu filho(a) NÃO gosta de brincar de esconder e mostrar o rosto ou de esconde-esconde?

 

 

5. Seu filho(a) quase NÃO brinca de faz-de-conta, como, por exemplo, fazer de conta que está falando no telefone ou que está cuidando da  boneca, ou qualquer outra brincadeira de faz-de-conta?

 

 

6. Seu filho(a) já usou o dedo indicador dele para apontar, para pedir alguma coisa? Pegou na sua mão e levou você até o local desejado?

 

 

7. Seu filho(a) já usou o dedo indicador dele para apontar, para

indicar interesse em algo?

 

 

8. Seu filho(a) NÃO consegue brincar de forma correta com brinquedos   pequenos (ex. carros ou blocos), sem apenas colocar na boca, remexer no brinquedo ou deixar o brinquedo cair?

 

 

9. O seu filho(a) quase NÃO traz objetos para você (pais) para lhe

mostrar este objeto?

 

 

10. O seu (a) na maioria das vezes NÃO olha para você no olho por mais de um segundo ou dois?

 

 

11. O seu filho(a) já pareceu muito sensível ao barulho (ex. Tapando os ouvidos)?

 

 

12. O seu filho(a) quase NÃO sorri em resposta ao seu rosto ou ao seu sorriso?

 

 

13. O seu filho(a) NÃO imita você? (ex. você faz expressões/caretas e seu filho imita?)

 

 

14. O seu filho(a) NÃO responde quando você chama ele pelo nome?

 

 

15. Se você aponta um brinquedo do outro lado do cômodo, o seu

Filho(a) NÃO olha para ele?

 

 

16. Seu filho(a) tem dificuldades para anadar ou não sabe andar?

 

 

17. O seu filho(a) NÃO olha para coisas que você está olhando?

 

 

18. O seu filho(a) faz movimentos estranhos com os dedos perto do rosto dele? Se bate ou bate a cabeça na parede?

 

 

19. O seu filho(a) NÃO tenta atrair a sua atenção para as atividades dele, fica brincado sozinho, quieto, parecebdo estar no  mundo dele?

 

 

20. Você alguma vez já se perguntou se seu filho é surdo?

 

 

21. O seu filho(a) na maioria das vezes NÃO entende o que as pessoas dizem?

 

 

22. O seu filho(a) às  vezes fica  aéreo, “olhando para o nada” ou

Caminhando sem direção definida?

 

 

23. O seu filho(a) NÃO olha para o seu rosto para conferir a sua reação quando vê algo estranho?

 

 

24. Olhos inexpressivos. Parece não enxergar ou não conseguir fazer nenhum contato com o meio exterior por meio dos olhos;  

 

 

25. Comportamento agressivo quando contrariado;

 

 

26. Age como surdo, parece não ouvir nada e pode gritar inesperadamente;

 

 

27. Dificuldade para aprender a falar, chega aos cinco ou seis anos sem conseguir expressar-se verbalmente de forma adequada;

 

 

28. Age de forma alienada ou desatenta, parece não ver nem sentir nada e age sem demonstrar interesse pelo que acontece à sua volta, com ele mesmo ou com os outros;

 

 

29. Pode tornar-se agressivo, inclusive atacando ou ferindo a si mesmo ou as outras pessoas, sem nenhum motivo aparente;

 

 

30. Não responde a estímulos e é inacessível diante de tentativas de comunicação das outras pessoas, mesmo sendo seus pais ou parentes muito próximos;

 

 

31. Costuma passar longos períodos parado ou fixando o olhar em um determinado ponto ou, no máximo, fixando-se em poucos pontos e não como, normalmente, as crianças fazem, querendo tocar e conhecer tudo à sua volta;

 

 

32. Parece desenvolver alguns rituais que repete constantemente, principalmente o mais característico que é o gesto de balançar as mãos e os braços ou balançar-se;

 

 

33. Ao invés de reconhecer e brincar com seus brinquedos, geralmente os lambe, cheira, morde ou os atira longe sem sequer ver o que são;

 

 

34. Parece insensível à dor e pode até ferir-se de forma intencional e até constante;

 

 

35. Falha e dificuldade qualitativa da comunicação, pode-se dizer que é a dificuldade em utilizar, com sentido, todos os aspectos da comunicação verbal e não verbal (isto inclui gestos, expressões faciais, linguagem corporal, ritmo e modulação na linguagem verbal).

 

 

36. Falha e dificuldade qualitativa na sociabilização, pode-se estar sujeito a gerar falsas interpretações. A falha ou a dificuldade está na relação com outras pessoas, na incapacidade do autista de compartilhar sentimentos, emoções, gestos, gostos e em não conseguir diferenciar as pessoas uma das outras e, em alguns casos, pessoas de objetos.

 

 

37. Falhas e dificuldades qualitativas na imaginação, pode-se caracterizar por rigidez e inflexibilidade, estendendo-se às várias áreas do pensamento, da linguagem e do comportamento do autista, podendo apresentar comportamentos obsessivos e ritualísticos (brincar com o mesmo brinquedo), incompreensão ou pouca compreensão da linguagem, irritabilidade diante de mudanças desde as mais simples até as mais severas e falhas ou dificuldades em processos criativos.

 

 

Avalição final deve predominar a resposta “Falso”                               

IMPORTANTE: Não se pode fazer o diagnóstico - TEA – Transtorno do Espectro Autista com base somente nesta avaliação, encaminhar para avaliação com neurologista, psiquiatra e outros especialistas.

 

 

                             Enio Roque Potulski  - Psicólogo CRP 18/02867