ERP_S10_Escala_TEA_Autista
IMPORTANTE: Não se pode fazer o diagnóstico - TEA – Transtorno do Espectro Autista com base somente nesta avaliação, encaminhar para avaliação com neurologista, psiquiatra e outros especialistas.
Responda “V” – Verdadeira ou “F” Falsa
Nome:
Idade______________Data_____/______/________Celular:
TEA – Transtorno do Espectro Autistista Na maioria das vezes seu filho(a) é ? |
Verdadeiro |
Falso |
1. Seu filho(a) NÃO gosta de se balançar, de pular no seu joelho, etc.? |
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2. Seu filho(a) NÃO tem interesse por outras crianças? |
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3. Seu filho gosta(a) de subir em coisas, como escadas ou móveis? Se colocando em risco. |
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4. Seu filho(a) NÃO gosta de brincar de esconder e mostrar o rosto ou de esconde-esconde? |
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5. Seu filho(a) quase NÃO brinca de faz-de-conta, como, por exemplo, fazer de conta que está falando no telefone ou que está cuidando da boneca, ou qualquer outra brincadeira de faz-de-conta? |
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6. Seu filho(a) já usou o dedo indicador dele para apontar, para pedir alguma coisa? Pegou na sua mão e levou você até o local desejado? |
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7. Seu filho(a) já usou o dedo indicador dele para apontar, para indicar interesse em algo? |
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8. Seu filho(a) NÃO consegue brincar de forma correta com brinquedos pequenos (ex. carros ou blocos), sem apenas colocar na boca, remexer no brinquedo ou deixar o brinquedo cair? |
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9. O seu filho(a) quase NÃO traz objetos para você (pais) para lhe mostrar este objeto? |
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10. O seu (a) na maioria das vezes NÃO olha para você no olho por mais de um segundo ou dois? |
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11. O seu filho(a) já pareceu muito sensível ao barulho (ex. Tapando os ouvidos)? |
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12. O seu filho(a) quase NÃO sorri em resposta ao seu rosto ou ao seu sorriso? |
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13. O seu filho(a) NÃO imita você? (ex. você faz expressões/caretas e seu filho imita?) |
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14. O seu filho(a) NÃO responde quando você chama ele pelo nome? |
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15. Se você aponta um brinquedo do outro lado do cômodo, o seu Filho(a) NÃO olha para ele? |
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16. Seu filho(a) tem dificuldades para anadar ou não sabe andar? |
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17. O seu filho(a) NÃO olha para coisas que você está olhando? |
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18. O seu filho(a) faz movimentos estranhos com os dedos perto do rosto dele? Se bate ou bate a cabeça na parede? |
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19. O seu filho(a) NÃO tenta atrair a sua atenção para as atividades dele, fica brincado sozinho, quieto, parecebdo estar no mundo dele? |
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20. Você alguma vez já se perguntou se seu filho é surdo? |
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21. O seu filho(a) na maioria das vezes NÃO entende o que as pessoas dizem? |
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22. O seu filho(a) às vezes fica aéreo, “olhando para o nada” ou Caminhando sem direção definida? |
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23. O seu filho(a) NÃO olha para o seu rosto para conferir a sua reação quando vê algo estranho? |
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24. Olhos inexpressivos. Parece não enxergar ou não conseguir fazer nenhum contato com o meio exterior por meio dos olhos; |
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25. Comportamento agressivo quando contrariado; |
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26. Age como surdo, parece não ouvir nada e pode gritar inesperadamente; |
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27. Dificuldade para aprender a falar, chega aos cinco ou seis anos sem conseguir expressar-se verbalmente de forma adequada; |
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28. Age de forma alienada ou desatenta, parece não ver nem sentir nada e age sem demonstrar interesse pelo que acontece à sua volta, com ele mesmo ou com os outros; |
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29. Pode tornar-se agressivo, inclusive atacando ou ferindo a si mesmo ou as outras pessoas, sem nenhum motivo aparente; |
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30. Não responde a estímulos e é inacessível diante de tentativas de comunicação das outras pessoas, mesmo sendo seus pais ou parentes muito próximos; |
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31. Costuma passar longos períodos parado ou fixando o olhar em um determinado ponto ou, no máximo, fixando-se em poucos pontos e não como, normalmente, as crianças fazem, querendo tocar e conhecer tudo à sua volta; |
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32. Parece desenvolver alguns rituais que repete constantemente, principalmente o mais característico que é o gesto de balançar as mãos e os braços ou balançar-se; |
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33. Ao invés de reconhecer e brincar com seus brinquedos, geralmente os lambe, cheira, morde ou os atira longe sem sequer ver o que são; |
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34. Parece insensível à dor e pode até ferir-se de forma intencional e até constante; |
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35. Falha e dificuldade qualitativa da comunicação, pode-se dizer que é a dificuldade em utilizar, com sentido, todos os aspectos da comunicação verbal e não verbal (isto inclui gestos, expressões faciais, linguagem corporal, ritmo e modulação na linguagem verbal). |
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36. Falha e dificuldade qualitativa na sociabilização, pode-se estar sujeito a gerar falsas interpretações. A falha ou a dificuldade está na relação com outras pessoas, na incapacidade do autista de compartilhar sentimentos, emoções, gestos, gostos e em não conseguir diferenciar as pessoas uma das outras e, em alguns casos, pessoas de objetos. |
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37. Falhas e dificuldades qualitativas na imaginação, pode-se caracterizar por rigidez e inflexibilidade, estendendo-se às várias áreas do pensamento, da linguagem e do comportamento do autista, podendo apresentar comportamentos obsessivos e ritualísticos (brincar com o mesmo brinquedo), incompreensão ou pouca compreensão da linguagem, irritabilidade diante de mudanças desde as mais simples até as mais severas e falhas ou dificuldades em processos criativos. |
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Avalição final deve predominar a resposta “Falso” IMPORTANTE: Não se pode fazer o diagnóstico - TEA – Transtorno do Espectro Autista com base somente nesta avaliação, encaminhar para avaliação com neurologista, psiquiatra e outros especialistas. |
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Enio Roque Potulski - Psicólogo CRP 18/02867